quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como escrever uma fanfic

Geralmente quando decide-se que vai escrever uma fanfic é por que já se tem uma ideia de como vai ser a história que você pretende escrever.
Vou dar algumas dicas para ajudar nesse desenvolvimento.


1) Tenha em mente aonde você quer chegar.

Então você se pergunta "o que você quer dizer com isso?", bem quando se pensa em escrever normalmente já se tem um começo e, então, você tem que ter uma ideia do fim. Se você tem o começo e o fim, se tem um objetivo e você sempre perseguirá esse objetivo, já tendo um começo, meio e fim.
O fim não precisa ser do modo que pensou no início, eu mesma já mudei vários finais de fanfics minhas, mas tem que se ter uma coisa em mente: a ideia principal tem que ser a mesma.

Tendo-se o começo e a ideia do final de sua história, tem que escolher o gênero da mesma, então seguimos para:

2) Escolher o gênero certo.

Por exemplo, usando uma de minhas fanfics como base, no começo os dois principais se conhecem em um racha e no final o banco explode e ninguém sabe o que aconteceu com eles. O que se têm? Violência, exato. Ou seja, o gênero da sua fanfic vai ter que ser violência.
Pode ter um meio romântico? Pode. O que não pode acontecer é que no início da fanfic eles se conhecem em um racha e no final o mocinho pede a mocinha em casamento com litros de choro e todas essas outras frescuras. Tem que ter um "balanceamento", no meio ele pode chorar, pedir ela em casamento e mais o que for, mas o final tem que ter o gênero que teve no começo.
Você começa com violência e se termina com violência.
No meio você pode colocar drama, romance, o que quiser, desde que a história tenha um gênero principal e siga o gênero principal.

Após já saber aonde quer chegar com a fanfic e o gênero principal, aconselho à:

3) Faça uma Outline.

O que é uma outline? Explicando de forma simples, são tópicos. Então você pega um pedaço de papel e escreve o seu primeiro tópico e o seu último tópico.
Seguindo o mesmo exemplo:
1- Se conhecem em um racha.
[...]
100- Banco explode e os dois somem.
Você pode deixar o resto em branco, para quando for tendo mais ideias acrescentar na sua outline na ordem cronológica que você deseja que as coisas aconteçam.
Com o decorrer da história, você vai tendo várias ideias e não precisa necessariamente usar todas elas, pois, se você escreve e posta em vez de escrever tudo e postar só depois, consegue perceber que seus leitores vão dando um rumo para sua história e, até mesmo, te dando novas ideias que podem ser melhores do que as que você tinha.

Assim que se tem a outline, que não precisa estar completa, você já consegue criar uma sinopse, então seguimos para:

4) Criando uma sinopse (média).

O que é uma sinopse? Bem, ela é o que vai acontecer na sua fanfic, um pequeno resumo de tudo que você pretende escrever, ou já escreveu, para o caso daqueles que deixam a sinopse para o fim.
As melhores sinopse, são as médias, onde não contém tanta informação que possa comprometer sua história caso tenha uma ideia melhor para o final, por exemplo, e se for uma sinopse grande cheia de informações, no caso seria necessário ter que mudar a sinopse também.
Então, tendo uma sinopse média, dando a ideia do que vai acontecer na história, se tem a sinopse perfeita, mas se ainda tiver dúvidas e não saber como escrever uma sinopse, eu fiz um post de como escrever sinopses.

Depois de se ter a sinopse média dá para passar para o primeiro capítulo.
No primeiro capítulo se deve colocar o que está acontecendo na vida da personagem agora, antes de ela conhecer o mocinho.

5) Crie uma personagem "real".

Então, se ela está mudando de um país para o outro tem que se fazer todo o processo normal para o caso. Não simplesmente pegar ela em um dia e falar "mãe eu quero viajar para não sei onde" e no dia seguinte ela já vai estar viajado.
Pra viajar tem que ter o que? Um passaporte, um visto, tem que ter um lugar no outro país para morar, tem que ter um meio de transporte para se chegar até lá, ou seja, tem que se fazer todo o processo normal de seres humanos dentro do primeiro capítulo.
Por quê? Pois é aqui que os leitores começam a se ver na história, não dá pra você por que um dia ela sai de um país e vai pra outro, no outro já tá apaixonada por um cara sendo que todos nós sabemos que isso não vai acontecer na vida real com os leitores, então você quer que o leitor se identifique com sua história, deve-se fazer o processo natural das coisas
Sim, isso se torna irritante e chato , isso também é algo complicado, por isso aconselho a começar o capítulo com ela já no outro país e apenas mencionando que se mudou, isso já deixa  sua história mais interessante sem precisar fazer todo o processo da mudança.
Também já escrevi um posto sobre primeiros capítulos, então, para mais detalhes sobre como escrever o primeiro capítulo é só verem lá.

6) Sempre revise seus capítulos.

Você escreve todo o capítulo e na hora que você vai postar no site, você revisa o capítulo, pois vai achar um erro, dois ou mais. Quando estamos escrevendo, a gente não percebe os erros que estamos cometendo, só quando revisamos percebemos que uma tal palavra poderia estar de outra forma, ou que repetimos uma mesma palavra muitas vezes, ou a pontuação, comemos letras ao digitar, entre outros.
Quando está revisando, também é bom se preocupar com a estética do capítulo. Como?

7) Edite o capítulo de maneira clara.

Estética é os espaços que você deixa de uma fala pra outra, se um parágrafo para outro, as pontuações...
Arrumando isso você deixa a história mais limpa, de um modo mais claro. Imagine escrever um parágrafo de dez linhas ou vinte linhas, cansa tanto na leitura como no visual, já li várias histórias assim e, confesso, acabava pulando esses parágrafos longos indo logo para o próximo.
Muitas histórias boas não conseguem chegar a um bom resultado por causa da estética do capítulo. Já desisti de ler fanfics por terem erros de português ou uma escrita muito... irritante, mas também já desisti de fanfics com histórias boas e uma escrita boa também apenas por causa dos longos parágrafos cansativos, a falta de espaço, e por ai vai.



Espero ter ajudado com essas dicas, isso é tudo por este post.
Até a próxima.
Beijos da Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário