terça-feira, 7 de abril de 2015

Como escrever a sinopse de sua fanfic

Para uns, fácil. Para outros, a pior coisa do mundo.




Sinopse: versão menor de um texto; resumo encurtado; breve sumário.


Falarei de sinopses nesse novo post. Sinopses são vistas em vários lugares e de vários assuntos: fanfics, livros, jogos e até de obras científicas. Elas existem para nos dar uma pequena explicação, é uma apresentação sobre uma obra. É a partir dela que decidimos se vamos ler ou não o livros, comprar ou não o jogo, ou saber se aquela obra é realmente a que procuramos.

Mas sinopse é realmente importante? E para fanfics?

É essencial. Quando falamos de fanfics é necessário lembrar que o primeiro contato que o leitor realmente tem com a história é através da sinopse. É ao lê-la que ele, muitas vezes, decide se lerá a história ou não. Uma boa sinopse já dá uma pista de que a história pode ser boa, e há algumas coisas essenciais para que elas atraiam (ou não) os leitores:

Tamanho
É sempre bom lembrar que exageros são dispensáveis. Quando você for escrever uma sinopse, nunca a faça muito pequena ou muito grande, procure deixá-la com um tamanho bom.

Detalhes
Nunca faça a sinopse a ficha pessoa do seu personagem, incluindo o nome complete, altura, gostos e amores. Também não exagere nos adjetivos, seja direto e centrado, escrevendo o essencial e o que atrairá os leitores.

Avisos
Avisos do tipo "é minha primeira fanfic", "sinopse lixo, fanfic melhor" e derivados, nunca, sob hipótese alguma, farão com que o leitor leia a história. Muito pelo contrário, o assustaria.

Deixar em branco
Não deixe o espaço da sinopse em branco, não só faz parecer que você não se esforça para deixar a sua história interessante como também pode fazer alguém denunciá-la por não conter sinopse, afinal, ela é o primeiro contato do leitos com a história, como já falei.

Escrever em capslock (DESTE MODO)
Além de ser incômodo ainda chama muito a atenção parece muito que você é inexperiente. Existem modos melhores de fazer os leitores se interessarem pelo texto, como, usando palavras menos conhecidas e tento coerência (o que é o principal).

Coerência e coesão
A sinopse precisa ser coerente, seguir uma linha inteligível de pensamentos. Deve ter coesão com a história, tema e todo o resto. É fácil perder a coerência quando se escreve muito, por isso é bom maneirar.

Conteúdo
O maior dos pecados é quando um autor escreve tudo o que acontece na história dentro da sinopse. Desde como os personagens se conhecem até se eles morrem ou ficam juntos. Não faça isso. Para que o leitos lerá a história se (quando leu a sinopse) já soube tudo o que acontece?


Dicas de como fazer uma sinopse

Abuse do suspense
Não tenha medo de deixar questões pendentes. Quanto mais intrigante for a sinopse, mais vontade o leitor terá de ler a história. Faça perguntas, termine a sinopse com uma frase incompleta, instigue o leitor.

Use como base o começo da história
Coloque os acontecimentos iniciais da história instigando os leitores a descobrirem o que acontece no final dela. É um bom modo de criar uma sinopse quando a história é longa.

Poemas ou letras de músicas
Caso haja uma música que se enquadre na sua história, não há mal em usá-la como sinopse. Na realidade é mais fácil usá-la quando não se sabe fazer sinopses ou não se quer.

Frases
Seja uma frase da própria história ou de outra pessoa, que tenha coerência com a sua história, pode ser uma boa escolha. É mais aconselhável que seja uma frase de sua própria autoria.


E essa dica acaba aqui, espero ter ajudado com as dúvidas que você tinha em como escrever sinopses para suas fanfics. E lembre-se, sempre que você escrever a leia e pergunte para si mesmo "eu leria essa fanfic?"
Até a próxima.
Beijos da Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário